A tecnologia presente nas Eleições 2014
25 de agosto de 2014
Google nas Eleições 2014
15 de setembro de 2014

Olá!

Na semana da pátria, de 1 a 7 de Setembro, urnas estão espalhadas por todo o país para o Plebiscito Popular por uma Assembleia Constituinte.

Trata-se do resultado da junção de mais de 400 entidades de todo o país que, após as manifestações de 2013, se uniram para convocar uma votação com o objetivo de conseguir uma reforma política com participação da população.

Plebiscito Constituinte

O plebiscito tem apenas uma questão:

“Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”

A população pode responder sim ou não para mostrar se concorda com a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política. Os representantes dessa assembleia seriam parlamentares eleitos com novas regras com a única responsabilidade de debater  as mudanças possíveis  relacionadas ao sistema político por meio de novas leis e emendas na atual Constituição.

Plebiscito Popular 2014

– PARA ENTENDER MELHOR

  • Plebistico Popular convoca os cidadãos para votarem à favor de uma Constituinte Exclusiva.
  • Constituinte Exclusiva é uma assembleia de deputados eleitos pelos cidadãos para que, neste caso, construam propostas de modificação da Constituição Federal de 1988 para que possamos fazer uma reforma no sistema político do Brasil.
  • Reforma Política é tão necessária hoje, pois o nosso sistema político não funciona de forma inclusiva. Não temos, por exemplo, uma representação justa de mulheres, negros e indígenas dentre os parlamentares. Além disso, a reforma do sistema é necessária para fortalecer os partidos, diminuindo a valorização pessoal na política; e para criar o financiamento público de campanha, valorizando, assim o debate de ideias acima do poder do capital e promovendo condições justas para que todos possam participar da política e o povo seja, de fato, representado pelos governantes.

Plebiscito Constituinte - SiteNo site oficial do Plebiscito você encontra o local mais próximo para a votação, ou ainda pode votar pela internet. Acesse pela imagem ao lado.

Para votar, você precisa ter mais de 16 anos, possuir título de eleitor, CPF e votar sim ou não à pergunta mencionada acima.

Eu apoio a Constituinte Exclusiva e você? Deixe sua opinião nos comentários! Polegar para cima

10628565_819575294740479_4617756838304652073_n


@fewmoura Feemoura | O Fênix no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *